sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Turismo no Afeganistão é desapego a vida. Como fazer um tuor pelo Complexo do Alemão. Nunca estive lá. Mas tenho tv em casa. E leio jornal. É barra pesada o negócio. Mas tem gente pra tudo, gosto pra tudo e agente que oferece esse pacote, tava no G1 hoje.
A cabeça afegã é difícil de entender. Outro dia, na capital, uma menina de 16 anos foi morta asfixiada pelos irmãos com o consentimento da mãe por ter cometido adultério. E ponto final, ficou nisso. Cultura é cultura, mas o povo é insano. Conviver, o mínimo que seja, com chances de ataque, seqüestro, mina é igual em insanidade.
Na contramão é um povo onde mulheres flertam com o dedo mínimo e com os sapatos. Poligamia rende relações longas. Religião recebe dedicação cega. E as regras, como a do arranjamento entre famílias, funcionam e são fundamentadas. Uma cultura pra admirar. Mas de longe... bem longe.

2 comentários:

Deise Rocha disse...

admirar?????
nem de longe amigo...

na boa, sem preconceito mas já de conceito formado...
ki horror...

hilário souza disse...

Ah deisinha, va lá! nada é de todo tão ruim assim. tirando o lado sinistro da coisa(a morte, os seqüestros etc)que merecem repúdio, são costumes no mínimo inusitados, interessantes. ainda assim refaço: uma cultura pra se admirar 'em termos'.