sábado, 20 de dezembro de 2008

Minha tática de ler duas e voltar três páginas no dia seguinte falhou.

Funcionou só por uns dois meses, mas não dava mais pra evitar. Hoje dei cabo, finalmente - e infelizmente - da minha primeira obra do Saramago (que tudo indica dará início a uma lista bem longa). Acabo de virar a última página e o ímpeto que me vem agora é de voltar todas as 310 páginas e recomeçar. Tudo de novo, desde o início, sugando o que deixei passar despercebido ou que não dei a devida atenção, revisitando os cenários, os lugares, as personagens, as angústias, os pensamanetos, as definições, as comparações, as benditas metáforas. Foi uma relação curta, porém intensa. É de fato a condição humana posta em palavras, em todos os sentidos. Somos eu, você e eles juntos, é realmente o que todos nós somos. Esse vou ter como um espelho, um guia guardado na estante, e sempre que precisar tenho cá ele à mão.

Nenhum comentário: