sábado, 6 de março de 2010

Apostas sejam feitas

Ponham as fichas na mesa e torçam, cinéfilos. Amanhã é noite de entrega do Oscar. Essa festa longa e chata que eu insisto em assistir todos os anos. E como tradição não se questiona, vou listar aqui a minha seleção de prováveis vencedores. Porém esse ano farei diferente, em cada categoria vou listar dois indicados: aquele que eu queria que ganhasse e depois aquele que eu acho que vai ganhar. Não podemos esquecer que 90% de qualquer premiação americana está intrisecamente ligada à política e com isso muita injustiça é cometida ano após ano. Alô, Tarantino!!! Alô, Ang Lee!!! Aquele abraço!!!

Começando com o que interessa de fato:


- Melhor filme:


Quem eu acho que vai levar:
Avatar. Alguém aí ainda duvida que o filme espetáculo/evento do ano (quiçá da década) não arremata essa? É com 99% de certeza e com um aperto no coração que afirmo isso. Avatar gerou muito lucro pra Hollywood. E o Oscar é um prêmio da "indústria" cinematográfica, nada mais óbvio do que retribuir àquele que impulsionou em mais de 2 bilhões a alavanca dessa fábrica sedenta por dinheiro. Enfim, posso morder minha língua forte amanhã, mas política é política. Avatar, é tua a taça.

Quem eu queria que levasse:
Bastardos Inglórios. Desde Pulp Fiction que eu tô com essa vontade reprimida de ver o Tarantino subindo no púlpito fazendo justiça depois dessa espera imensa dele em não ter o seu talento reconhecido pela academia. Bastardos é sim um excelente filme, não tão "glamuroso" e "espalhafatoso" quanto Avatar, mas infinitamente mais completo em todos os sentidos: roteiro, direção, atuação, etc. Posso estar me iludindo, mas eu ia dormir muito mais feliz caso isso realmente acontecesse.

- Melhor diretor:

Quem eu acho que vai levar:
James Cameron. Simplesmente por ter criado um épico grandioso como eu já disse e como quase todo mundo pode conferir nas telas. Por construir todo um aparato tecnológico diferente de tudo o que já foi feito até hoje e inventar um novo universo repleto de possibilidades. Essa premiação eu aceitaria calado, até mesmo porque se justifica, apesar de eu estar torcendo para que outro indicado ganhe...

Quem eu queria que levasse:
Quentin Tarantino. Isso mesmo. E paro por aqui, não vou ficar me repetindo. Mas Taranta, pelo menos pra mim, é o maior diretor dos últimos tempo e não adianta tentar me convencer do contrário.

- Melhor ator:


Quem leva:
Não vi o filme, mas pelo que ouvi e pelo que li nas últimas semanas, Jeff Bridges é o mais cotado.

Quem eu gostaria: Morgan Freeman.

- Melhor ator coadjuvante:

Quem leva: Com toda certeza,
Christoph Waltz.

Quem eu gostaria: Feliz da vida eu repito,
Christoph Waltz. O vilão mais carismático de toda a história do cinema. Tanto que quase torcemos para ele se dar bem no final, o que de certa forma acontece se você for parar pra pensar. Uma suástica na testa não é nada pra quem estava prestes a morrer.

- Melhor atriz:

Quem leva:
Carey Mulligan.

Quem eu gostaria:
Carey Mulligan.

- Melhor atriz coadjuvante:

Quem leva:
Mo'Nique. Dramalhão denso e pesado assim sempre sai na frente.

Quem eu gostaria:
Na verdade não torço por ninguém nessa categoria, quem ganhar não vai fazer diferença pra mim.

- Melhor Roteiro Adaptado:

Quem leva:
Amor sem escalas.

Quem eu gostaria:
Distrito 9.

- Melhor Roteiro Original:

Quem leva: O mensageiro.

Quem eu gostaria: Bastardos Inglórios. Bastardos Inglórios. Bastardos Inglórios.

-
Melhor Filme Estrangeiro

Quem leva: A fita branca.

Quem eu gostaria: A fita branca.

- Melhor animação:

Essa é a categoria mais certa de todas. São 5 os indicados pra melhor animação. Desses 5, um só também está indicado na categoria de melhor filme. Logo, melhor animação só pode ser dele. Aliás, deles. Vai ser da Pixar pela milionésima vez consecutiva. Mais do que merecido diga-se de passagem.


Listei aqui apenas as que mais interessam. O resto, com todo meu respeito pelas demais categorias, é pura balela e enrolação. Agora é lançar a sorte e esperar até amanhã.

Nenhum comentário: