quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sinto falta

E muita, do tempo em que eu tinha um tempo pra perder. Desperdiçar algumas horas do dia e não fazer absolutamente nada. Tipo férias quando se é criança. Mas depois que se cresce todos os conceitos mudam, inclusive o de tempo. Uma mudança bem drástica até. Tanto conceitual quanto física também, porque ele, o tempo, diminui, encolhe e desaparece na mesma medida em que as responsabilidades aparecem.

Crescer cansa. Uma hora cansa e não há tempo pra descanso. Na verdade a vida segue o ritmo de um operário, daqueles que trabalham sem parar, é pai de cinco filhos e tá sempre cheio de contas a pagar. Ela não pára, não espera e facilmente larga pra trás quem não segue seu tempo, quem não assume o que tem de ser feito, pelo menos o que culturalmente se diz ter que ser feito. Quem não se "responsabiliza". Quem não cresce.

O engraçado é que tem sempre uma hora na vida da gente que aparece alguém dizendo que "tá na hora de crescer", de "tomar responsabilidades", de fazer isso ou aquilo. Eu já acredito que o que tá faltando mesmo é alguém pra dizer que tá na hora de parar de crescer, de aliviar um pouco o acelerador e diminuir essa pressa toda em se chegar aonde nem se sabe direito o destino.

A sociedade tem pressa. E isso tudo me cansa às vezes. Não tome isso como esquiva minha ou como pura irresponsabilidade. Quero é poder parar tudo tranquilamente quando for preciso sem ser repreendido por isso, por quem quer que seja. Quero poder ligar o off e me desligar do mundo quando der vontade. Que quando o faço não é por nada, é apenas necessidade. Pode parecer pedir muito. Pode até ser inútil. Mas não me custa nada tentar.

Um comentário:

Deise Rocha disse...

ah!!!! to cansada de crescer tbm!