terça-feira, 14 de julho de 2009

Eu bem que tentei

Mas foi impossível assitir a "Anjos e Demonônios" sem fazer ligações e comparações o tempo inteiro com o livro. Literariamente falando, o livro é muito fraco, mas isso de forma nenhuma retira o seu valor. É uma história fácil de ler, te envolve e te prende até a última linha da narrativa. E é divertido sim, além de ter uma penca de cenas e acontecimentos cinematográficos que deixa a gente muito mais curioso pra ver logo esse negócio na telona. E fui vê-lo ontem. Mas a verdade é que sai desapontado com o que vi. Não por ser um filme ruim. Ele é até razoável. O problema é que fui com a intenção de ver o "Anjos e Demônios" que li duas vezes feliz da vida, mas o que passou lá foi uma história quase que completamente diferente. Tudo bem que se trata de uma adaptação, mas brincar desse jeito com pessoas que fizeram do livro o que ele é hoje - inclusive fazendo-o se tornar filme - modificando, descaradamente, personagens e passagens cruciais da história, é uma baita sacanagem por parte dos responsáveis (ou irresponsáveis) pela resultado final da obra.

Ao final de duas horas e meia de exibição fiquei me perguntando: E o Kohler cadê?! E o repórter Glick?! A abusada da Chinita... o Langdon quase morrendo com um pedaço de pano no ar... o camerlengo se atirando em chamas no meio da multidão... o diamante Illuminatti... e - o que é mais constragedor - por que, diabos, retiraram o Leonardo Vetra da trama? Mas como?!

Eu fico realmente muito receoso com essas adaptações mal acabadas porque muita gente só chega a conhecer a história por intermédio unicamente do filme, sem ler sequer uma página de uma narrativa que é muito bem montada e que vale sim umas horas de leitura pra se ter acesso mesmo àquilo o que o autor pretendia passar. E que é, de longe, infinitamente melhor, mais denso, mais consistente e até mais plausível de se acreditar do que os argumentos mostrados ali naquelas poucas horas e que não convencem ninguém de nada e que só deixa cada vez pior aquilo que já tava ruim desde o início. Uma grande pena, novamente, foi o que sobrou dessa segunda adaptação infeliz do trabalho do Dan Brown. Uma pena mesmo.

2 comentários:

Flávia Ferraz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deise Rocha disse...

eentão... eu não sei se eu criei uma aversão ao dan brown e nunca me interessei pelos seus livros...
vi o filme e achei fraco - e vi kase q obrigada - só não foi 100% obrigada pq fui com meu carro e paguei meu ingresso... como vc mesmo relata, isso infelizmente acontece com a maioria dos livros q se transformam em filmes...

é por isto q sempre os vejo preparada pra uma decepção...
se me agradar... agradou e fico feliz!