quinta-feira, 30 de julho de 2009

A regra é tão simples e tão óbvia...

Que muita gente simplesmente não consegue enxergar. Ou enxergam, mas preferem fingir que não, e então ignoram. A palavra-chave é reciprocidade. Agimos em resposta àquilo que recebemos dos outros. Seja gentil comigo e assim o serei com você. Até porque não há educação ou ética que resista por muito tempo aos coices que diariamente chegam até nós. Tem uma hora que esse muro todo de compostura se desfaz e a regra do espelho funciona novamente e tendemos a ser mal-educados em retorno ao mal-educado que se encontra do lado de lá.

Quando crianças aprendemos por imitação, por repetição daquilo que observamos nos outros, copiando o que eles fazem. É por isso que hoje falamos nossa língua da forma que falamos, andamos do jeito que andamos, aproveitamos - cada um da sua maneira - o carnaval no início do ano, nos reunimos durante as festas de fim de ano, enfim. Eu não me lembro de ter escolhido viver dessa forma, eu só represento e repito continuamente o que nasci vendo os outros fazerem. E essa regrinha básica e evidente segue pelo resto da vida.

De uma forma ou de outra, tendemos a refletir às ações daqueles com os quais nos deparamos. Quer que eu seja educado com você? Então seja educado comigo. Da mesma forma ofereço meu respeito, minha gentileza, minha gratidão... Assim como também minha ignorância, meu desprezo e o que mais você quiser que eu seja. Minha atitude é na verdade uma resposta e imitação da sua, e depende única e exclusivamente da sua ação. Basta você escolher.

3 comentários:

Flávia Ferraz disse...

Olá! Tudo bem? Então.. Hilário (este é o SEU nome mesmo?)
Você escreveu:
"Basta você escolher".
Eu tenho visto por aí que as respostas diante das nossas atitudes dependem de infinitos fatores...tenho sentido isso...não acho tão simples. Não é uma matemática.
Beijo.

hilário souza disse...

Flávia,

OK, concordo com você. O homem é mesmo multideterminado e, é claro, assim também são as nossas ações. Eu não pretendia dizer o contrário. Só queria não me complicar demais e facilitar um pouco as coisas.

Agora, se ele não é uma matemática?! Por um lado até que pode sim, viu?! Somos cheios de variáveis, incógnitas, algumas equações exatas e outras não, às vezes simples como "2+2=4", às vezes incompreensíveis tal qual um polinômio de num sei quantos graus, enfim. É por aí.

E sim, esse é o meu nome...=]

Bjo.

Flávia Ferraz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.